quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Olimpíada Universitária JUBs: Uni Sant'Anna é bicampeã no futsal feminino

24/08/2009 13:39 (Ricardo Silva)
Voltar ao topo do Brasil. Após meses de sofrimentos e questionamentos, não poderia haver sensação melhor ao time de futsal feminino da Uni Sant'Anna, que é representado pelo Osasco/Jaguaré/Palmeiras.
No sábado (22), a equipe sagrou-se bicampeã da Olimpíada Universitária - JUBs, ao derrotar a UnoChapecó (SC), atual campeã do mundo, por 2 a 1, de virada. A partida ocorreu na Faculdade Católica, em Fortaleza (CE), sede da 57ª edição da competição.
As paulistas conquistaram seu sexto título no ano de forma invicta (quatro vitórias e um empate). Além disso, este foi terceiro triunfo nacional do Jaguaré EC.
O Jogo do Ano:
O jogo estava marcado para o Ginásio da Unifor. Entretanto, o piso ficou escorregadio com a umidade alta registrada na cidade de Fortaleza. O primeiro tempo da decisão do terceiro lugar, entre Unopar/Londrina (PR) e Maurício de Nassau (PE), que acontecia no mesmo local, foi interrompido e esta partida, bem como a final, foram transferidas para a Faculdade Católica.
Após o restante do jogo que valia o bronze (vencido pela Unopar por 5 a 0), começou a decisão. Era, sem dúvida, o Jogo do Ano, um encontro mais que aguardado. Cada equipe com três convocadas na Seleção Brasileira, sendo que cinco estavam presentes em quadra. No lado paulista, a capitã Cilene, Jessiquinha e Fabi. No lado catarinense, Valéria e Giga Paraná. Apenas Jéssika, da UnoChapecó, não estava lá, pois ainda não é universitária.
Além disso, o desafio mexia com grandes campeões. A Uni Sant'Anna contando com o campeão da Taça Brasil e dos JUBs de 2008, o Jaguaré/Palmeiras, que também é tricampeão estadual e tem, em sua capitã, a Melhor do Mundo na modalidade. E a UnoChapecó como campeã da Liga Futsal Feminina 08, da Taça Brasil 09 e da Copa das Nações, disputada em Portugal e que vale como o mundial da categoria.
E o desafio começa com estudo das duas partes. Cada qual, defendendo bem e tendo dificuldades para passar a marcação adversária. Os técnicos Jacy Filho (Uni Sant'Anna) e Éder Popiolski (UnoChapecó) faziam um cauteloso jogo de xadrez na quadra da Católica.
Jessiquinha recebeu o primeiro amarelo do jogo. O Chapecó conseguiu o primeiro lance de perigo, com Vanessa soltando uma bomba para defesa de Catiele - que substituía a goleira Camila, expulsa na semifinal. Minutos depois, Vanessa teve mais uma chance, mas mandou sozinha para fora. As catarinenses pressionavam; Jacque bateu cruzado, e Catiele fez outra linda defesa.
Depois desta pressão, a Uni Sant'Anna passou a ameaçar. Primeiro com uma bola cruzada, que passou pela extensão do gol, mas Fabi não aproveitou. Depois com Cilene, que soltou um tiro à queima-roupa, mas Valéria salvou o chute. Por fim, Jessiquinha pegou uma bola longa de sem-pulo, mas mandou para fora. O primeiro tempo acabou sem gols, mas lá estava sendo jogado o melhor futsal do país.
Virada paulista com toque cearense
O segundo tempo começou com uma sequência de ataques da UnoChapecó. Cilene recebeu cartão amarelo. A Uni Sant'Anna contra-atacou, e Jessiquinha quase fez por cobertura. Após o lance, as paulistas conseguiram dominar o jogo.
Porém, a retaguarda da Sant'Anna ficou exposta. Em boa jogada, Vanessa recebeu dentro da área e não perdoou, abrindo a contagem, aos oito minutos, para Chapecó. Logo depois, dois amarelos - um para a santanense Fabi e outro para Vanessa.
As paulistas partiram em busca do empate. Sâmia teve chance em bola longa rasteira. Vanessa chutou na cara do gol, e Catiele fez mais um milagre - tantos que recebeu a alcunha de "Taffarel".
E veio o gol da igualdade. Aos 13 minutos, Jessiquinha deu uma cavada na bola, fazendo um longo lançamento, que encontrou a jovem Taiane na entrada da área; a "Destruidora', como é conhecida em São Paulo, recebeu de costas, driblou Giga Paraná e deu um leve toque para as redes. Um golaço!
As chapecoenses deram sua resposta, com mais um chute da excelente Vanessa - novamente defendido por Catiele, que estava num dia inspirado. Jessiquinha também estava infernal, e quase virou o jogo, em chute cruzado, salvo por Giga Paraná com os pés.
Aos 17 minutos, a Uni Sant'Anna estava na defesa. Fabi tomou uma bola em sua área, e partiu para o ataque, driblando uma adversária. Quando chegou perto da outra área, e vendo uma marcadora se aproximar, deu um biquinho rasteiro, suficiente para tirar a bola do alcance de Giga Paraná. 2 a 1 para a Sant'Anna.
Um gol todo especial. Fabi nasceu em Natal (RN), mas seu futsal foi forjado em Fortaleza, sendo uma filha adotada pela terra. Após o tento, ela se ajoelhou na quadra, não acreditando no feito. O filho da terra, Jacy Filho, mentor de Fabi desde as categorias de base, vibrava no banco de reservas.
E pensar que, na saída do Marina Park Hotel, antes do jogo, Fabi, apelidada de "A Pequena Gigante" durante sua carreira, profetizou à Jacy: "foi aqui que começamos, e é aqui onde seremos campeões!" Por sinal, este foi o primeiro título nacional do técnico santanense.
A UnoChapecó pressionou em busca da nova igualdade, que levaria para a prorrogação. Mas era dia da Uni Sant'Anna, que foi valente e conteve os ataques adversários. Zerou o cronômetro e começou a comemoração de um título nacional, que representou o alívio de voltar para o topo!
Vitória como resposta
As críticas, após a eliminação na Taça Brasil 09, foram exageradas e até injustas para com as meninas da Uni Sant'Anna/Osasco/Jaguaré/Palmeiras. Mas, a conquista do bi na Olimpíada Universitária JUBS, diante de uma excelente e honrada equipe como a UnoChapecó/NiloTozzo/Female, vem para lavar a alma.
Gláucia, a "Guerreira", que sofreu, na partida contra a Unopar pela Fase de Grupos, um corte na cabeça e levou sete pontos, chorava muito. Afinal, ela sabia que o sangue derramado não foi em vão.
Uma vitória que, portanto, não é só da Uni Sant'Anna, mas também para os seus parceiros no futsal feminino: a cidade de Osasco, a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Jaguaré Esporte Clube, que começou com tudo isso em 1999.
A entrega do troféu e das medalhas aconteceu horas mais tarde, no Mucuripe Club, local do refeitório das Olimpíadas Universitárias. O pódio foi pequeno para tanta alegria.
Campanha da Uni Sant'Anna/Osasco/Jaguaré/Palmeiras (SP) na Olimpíada Universitária JUBs 2009
Fase de Grupos:Grupo A
16/08 - Uni Sant'Anna 3x3 Feevale/Chimarrão (RS)gols de Gláucia (2) e Jessiquinha
17/08 - Uni Sant'Anna 8x0 Esmac (PA)gols de Jessiquinha (2), Heli (2), Cilene, Gláucia, Luize, Pâmela
18/08 - Uni Sant'Anna 1x0 Unopar (PR)gol de Cilene
Semifinal:20/08 - Uni Sant'Anna 5x4 Maurício de Nassau (PE)(4x4 no tempo normal; 1x0 na prorrogação)gols de Luize, Cilene, Fabi, Jessiquinha (tempo normal) e Heli (prorrogação)
Final:22/08 - Uni Sant'Anna 2x1 UnoChapecó (SC)gols de Taiane e Fabi
5 jogos - 4 vitórias, 1 empate19 gols marcados, 8 gols sofridosArtileira da equipe: Jessiquinha (4 gols)
Elenco
Goleiras:Camila /Catiele
Fixas:Cilene - capitã (3 gols)Fabi (2 gols)Luize (2 gols)
Alas:Jessiquinha (4 gols)SâmiaPâmela (1 gol)Heli (3 gols)Taiane (1 gol)Kelly
Pivôs:Gláucia (3 gols)Débora

-Deixo uma mensagem em especial a goleira Catiele que mesmo estando no banco de reservas durante o campeonato inteiro, usou sua experiencia e tranquilidade para jogar a final e trazer a confiança à suas companheiras fazendo uma excelente partida, bem como todas as outras jogadoras que estavam com muita vontade de trazer o Bi para São Paulo e assim o fizeram. Parabens a familia jaguaré que mais uma vez papa um título de suma importância e deixa claro que estão mais vivas do que nunca para a próxima liga e para os demais campeonatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário