terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dany marca mas Cordoba perde!

Na Espanha, Dany marca mas Córdoba perde para o Ponte Ourense
Texto: Ricardo Silva
Fotos: Divulgação

A pivô Dany, conhecida como a Fera, continua marcando gols na Espanha. Mesmo assim, sua equipe, o Deportivo Córdoba, não vem conseguindo vitórias. No último sábado (20), jogando em casa, perdeu para o Ponte Ourense, um dos líderes da Divisão de Honra, por 6 a 3.

A brasileira, que teve excelente atuação na partida, está com 12 gols em 10 jogos disputados, encontrando-se em quinto lugar na artilharia da competição. Dany está três tentos atrás da principal goleadora - Amparo, do Ponte Ourense.

O Córdoba está em nono lugar, com 13 pontos ganhos. Móstoles e Ponte Ourense dividem a ponta, com 30. Agora, a equipe da Andaluzia (sul da Espanha), jogará fora de casa, no próximo sábado (27), contra o Diamante Rioja - que está um ponto atrás.

* Vitória não veio, mesmo com oportunidades criadas

O jogo no Pavilhão Vista Alegre, apesar de ser em casa, não seria fácil para as cordobesas. Mesmo assim, as locais, que contavam com a goleira brasileira Catiele, recuperada de contusão, foram as primeiras a criar chances. Em cinco oportunidades - três com Dany - a equipe teve dificuldades frente à goleira Eva.

Como resposta, o adversário saiu na frente: Amparo, ex-Córdoba, marcou aos sete e 12 minutos. No minuto seguinte, Dany iniciou um contra-ataque, concluído por Alicia, que mandou para as redes. E, aos 19, Noe empatou o jogo, levando o placar de 2 a 2 para o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, um balde de água fria. Logo no minuto inicial, Laura Fernández fez 3 a 2. O Córdoba sentiu o gol e viu o Ponte Ourense ampliar com Marta (aos sete) e Amparo (aos 13).

O técnico David Díaz passou a usar a goleira-linha. A jogada surtiu efeito; aos 14 minutos, após triangulação, Dany marcou um gol, devolvendo a esperança para as locais. Porém, no minuto final, Amparo fez o seu terceiro tento, confirmando o placar.

* Visita ao Centro Penitenciário de Córdoba

Na Espanha, além das equipes femininas jogarem futsal, há a preocupação com iniciativas sociais. Tanto que, no último dia 15, o Córboda fez sua tradicional visita ao Centro Penitenciário da cidade. A pivô Dany marcou presença.

A iniciativa ocorreu dentro de uma campanha de promoção desportiva. As atletas estiveram com os presos que praticam futsal. O Centro Penitenciário possui ginásio e pista para a prática de esportes.

Na pista, fizeram atividade física com os presos, com supervisão do preparador cordobês José Luis García Barrios. A visita foi finalizada com um amistoso contra os internos, mostrando como o esporte pode unir e reabilitar as pessoas.

* Jogo contra a Violência de Gênero

E, seguindo a linha social, nesta quarta-feira (24), à noite, o Deportivo Córdoba fará um jogo beneficente em função do Dia Internacional contra a Violência de Gênero - que é comemorado no dia 25. O amistoso será em Don Benito, cidade que fica na região da Extremadura, contra a equipe local do Tiendas Pavo Don Benito.

Este jogo faz parte de uma semana de atividades à respeito do tema, como palestras, encontros, filmes, distribuição de informativos, entre outras. O ponto alto será a inauguração de um espaço na praça central da cidade, no qual serão lembradas as mulheres vítimas de maus tratos: em uma obra de arte criada para o local, será posta uma vela para cada mulher que falecer por tal motivo, começando por 65 em memória das que morreram naquela cidade desde o começo de 2010.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dany vice artilheira da liga Futsal feminina Espanhola!



A atleta brasileira de futsal feminino Dany, que está na Espanha defendendo o Córdoba, vem apresentando bom desempenho. A pivô é a vice-artilheira da Liga daquele país, com 11 gols anotados em nove rodadas.

Dany, que é conhecida como a Fera, está à um tento do topo, dividido entre Noe (companheira de equipe), Sareta (do Natudelia Zaragoza), Sofia (do Navalcarnero) e Vanessa (do Pabellon/As Burgas). A jogadora, de 26 anos, teve passagens pelo Jaguaré/Palmeiras/Osasco, Corinthians, Associação Sabesp, São Caetano, Mogi das Cruzes e Valladolid.

Nas duas últimas partidas, a equipe da Andaluzia, autal bicampeã espanhola, teve uma goleada e uma derrota. No dia 06, jogando em casa, bateu ao Múrcia por 7 a 1. No dia 13, fora de seus domínios, foi superado pelo líder Móstoles, por 5 a 4. O próximo compromisso das cordobesas será no sábado (20), em casa, contra o Ponte Ourense, que também é líder da competição.

O Córdoba está em oitavo lugar na classificação, com 13 pontos. Os líderes Móstoles e Ponte Ourense estão com 27. A Liga, chamada de Divisão de Honra, é disputada por 16 equipes, em turno e returno, sendo campeã aquela que fizer mais pontos. As oito melhores se classificam para a Copa da Espanha, na temporada seguinte. Por fim, as três piores caem para a Divisão de Prata.

* Contra o Múrcia, Dany fez um hat trick

No último dia 06, o Córdoba jogou em casa, no Pavilhão Vista Alegre, contra o Múrcia, pela oitava rodada. E, como diriam os ingleses para aqueles que marcam três gols, Dany fez um hat trick.

O duelo foi controlado pelas locais desde o minuto inicial, com gol da capitã Laura Bestué. Quatro minutos depois, Noe ampliou a contagem. Dany quase marcou seu primeiro, mas não aproveitou frente à goleira Vane. No lado de Córdoba, a brasileira Catiele fez uma bela defesa, impedindo que o adversário reduzisse.

Aos 12 minutos, uma linda triangulção, contando com Isa e Laura Bestué, terminou no gol de Dany, levando o placar de 3 a 0 para o intervalo. A etapa incial contou com mais uma defesa de Catiele, em tiro livre direto.

No segundo tempo, a goleada foi confirmada. Atuando ainda melhor que na etapa inicial, o Córdoba chegou aos 6 a 0. Dany foi para as redes aos dois minutos. Aos três minutos, gols de Laura Bestué e Noé.

O Múrcia descontou, com Marta. Mesmo assim, as corbobesas não paravam de atacar, conseguindo três tiros lvires diretos - um bateu na trave e dois foram defendidos por Vane. A pouco segundos do fim, a Fera apareceu de novo, marcando seu terceiro gol e fechando a contagem em 7 a 1.

* Contra o líder, derrota vendida cara

Um grande jogo, envolvendo as finalistas da última Copa da Espanha. O confronto entre Móstoles e Córdoba ocorreu no último sábado (13), no Pavilhão Villafontana, na cidade do adversário.

Veja os gols da partida.



As equipes começaram se respeitando, mas logo o Córdoba mostrou ousadia, premiada aos sete minutos com gol de Fátima. Mas a equipe da casa reagiu violentamente, com três gols. Aos nove, a brasileira Ju Delgado empatou, recebendo bola no centro da área. Aos 10, virada com Ione. Aos 14, Beíta fez 3 a 1, placar levado para o intervalo.

No segundo tempo, aos sete minutos, Eva Manguán ampliou para o Móstoles. O técnico David Díaz usou a goleira-linha, com a capitã Laura Bestué. Aos 10, Eva Manguán fez 5 a 1; no lance, a goleira Catiele se contundiu.

A equipe da pivô Dany não desistiu. Colocando Alicia de goleira-linha, chegou a encostar no placar. Fátima fez aos 12, com um forte chute de direita. Isa foi para as redes, após receber passe de Inma Sojo, aos 16. No minuto final, Inma Sojo fez o quarto tento, num contra-ataque.

Muita disposição e garra das cordobesas. Coube ao líder segurar-se na defesa. O tempo se esgotou, com a contagem de 5 a 4 para o Móstoles - porém, o empate seria mais justo.