Por: Ricardo Silva
Daniela Domingos Lopes. Paulistana de 13/07/1984. Brasileira com faro de gol, que nasceu para fazer história. Sim, Dany, a Fera, é a primeira canarinha a ser artilheira da Liga Espanhola de futsal feminino.
Empatada com Amparo (do campeão Ponte Ourense), a pivô do Cajasur Deportivo Córdoba atingiu o feito marcando 41 gols em 30 jogos. Sua equipe terminou em quinto lugar no campeonato, com 53 pontos.
Antes dos dois últimos jogos da competição, encerrada em maio, Dany tinha uma desvantagem de dois gols em relação à Amparo. Pois a Fera, mostrando que a mulher brasileira nunca desiste, marcou três tentos, enquanto que a adversária foi para as redes apenas uma vez.
A artilharia lhe rendeu o famoso prêmio Pichichi. Homenagem à Rafael Moreno Aranzadi, apelidado de Pichichi, ex-atacante do Athletic de Bilbao no futebol da década de 1910 e 20, é tradicionalmente conferido aos artilheiros da La Liga de campo. Essa honra também abrange o futsal, de modo que podemos colocar Dany ao lado de outros jogadores históricos, como os brasileiros Ronaldo e Romário, os argentinos Di Stéfano, Kempes e Messi e o camaronês Samuel Eto'o.
Tal conquista deixou feliz não apenas à Dany, mas também ao Córdoba, que renovou com a Fera por mais duas temporadas. Sobre o momento importante, Dany assim declarou ao site oficial do clube: "A nível pessoal me encontro bem. Não esperava esse resultado tão bom, mas agora quero mais".
Mostrando espírito de equipe, a Fera considera mais importante o clube do que os feitos pessoais: "Quero ajudar o clube a ser competitivo outra vez. A renovação vem para dar continuidade à esse bom resultado e fazer com que o Córdoba volte a lutar por títulos. Espero que nossa equipe seja melhor na próxima temporada, e que possamos trazer títulos".
Além da Pichichi da Liga, o Cajasur conta com outra brazuca em seu elenco: a goleira gaúcha Catiele. Única brasileira a ser campeã da Taça Brasil, da Liga Futsal Brasileira e da Liga Espanhola, renovou igualmente por duas temporadas.
Voltando à Dany, a pivô está descansando com sua família em São Paulo. O seu retorno para Córdoba deve ser em agosto, quando começa a pré-temporada e as competições preparatórias para a Liga 2011/12.
* Luta pela artilharia foi dura e emocionante
Após marcar cinco gols na goleada sobre o Valladolid, em 14 de maio, garantindo sua equipe na Copa da Espanha, Dany foi para o jogo contra o Burela fora de casa, sete dias mais tarde. Era esperada uma difícil partida, visto que o adversário estava bem na Liga (terminou em quarto), além de contar com as brasileiras Jozi no gol e Vanessa na ala. Por sinal, Vanessa foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo em 2010, segundo o site especializado FutsalPlanet.com, sendo a segunda brasileira a obter tal feito (a primeira foi Cilene, em 2008).
O Córdoba saiu em desvantagem, aos 17 minutos, mas poucos segundos depois empatou com Dany. A pivô avançou pela ala e bateu na saída de Jozi. Na segunda etapa, o Burela retomou a dianteira aos seis. Assim como no primeiro tempo, empate instantes depois - Isa, batendo de fora da área, contando com desvio na marcação. Contagem final de 2 a 2.
O compromisso final foi em casa, no Pavilhão Vista Alegre, contra o Gironella, no dia 28 de maio. A disputa pela artilharia estava emocionante. Dany só tinha um tento para chegar em Amparo, mas a rival tinha um confronto também em casa, contra o Natudelia.com Zaragoza, na mesma data e horário. Será que Dany chegaria ao feito?
As coisas começaram difíceis, pois o Gironella saiu na frente, aos dois minutos. Porém, aos quatro, Dany fez jogada individual e finalizou dentro da área. Tudo igual, tanto no jogo quanto na artilharia.
Antes do intervalo, Noe tratou de virar o jogo para o Deportivo. Na volta do descanso, Fatima anotou duas vezes seguidas, transformando a partida em goleada. Laura Bestué fez o quinto. Porém, lá em Ourense, Amparo havia feito um gol no começo do segundo tempo, retomando a dianteira na tábua de goleadoras.
Nada de baixar a cabeça. Em Córdoba, o Gironella partiu para a goleira-linha. Bela chance para Dany ser Pichichi da Liga. E ela não desperdiçou. No 18º minuto, a brasileira que veste a camisa 8 recebeu passe de Noe, após a equipe roubar a bola, e estufou as redes.
No minuto final, Noe fez o gol que decretou a vitória em 7 a 1. Mas a festa era para Dany. Com muita luta e esforço, atingiu o objetivo. Fez história para o Brasil, que tinha sua primeira artilheira no futsal espanhol. Ainda que seja uma conquista dividida, não diminui a importância do feito. A Fera superava um futsal de forte e disciplinada marcação, pegando um lugar que até parecia impossível há alguns anos.
* Depois da Liga, a Copa
Finalizada a Liga, os oito melhores viajaram até Burela para a Copa da Espanha, em sua 17ª edição - mesma quantidade que o Campeonato Espanhol. A competição é disputada tradicionalmente em mata-mata simples. Em 2011, ocorreu de 04 a 06 de junho.
Com o quinto lugar da Liga, o Córdoba teve direito de jogar. De cara, cruzou com o sediante Burela, perdendo de 4 a 3. Dany não fez gol porém batalhou muito no jogo, procurando ajudar coletivamente. As mandantes saíram com dois gols de vantagem e, no minuto final da primeira etapa, cederam gol contra. Na volta, ampliaram para 3 a 1 e o Córdoba mostrou raça para buscar o empate em três. Não adiantou, pois faltando dois minutos, veio o tento da classificação.
Foi uma competição de alto nível. Nas outras partidas das quartas de final, o campeão inédito da Liga, Ponte Ourense, marcou 4 a 2 no Natudelia.com Zaragoza, o Diamante Rioja surpreendeu ao Atletico de Madrid Navalcarnero, vencendo por 5 a 3, e o vice da Liga, Móstoles, fez 3 a 1 no Gironella.
Nas semifinais, o Diamante, da brasileira Drica, contiunou a surpreender e tirou ao campeão Ponte com 1 a 0. Na outra perna, o Móstoles derrotou ao anfitrião Burela por 2 a 1. Na final, o Móstoles, da brasileira Ju Delgado, não quis saber de zebra e venceu ao Diamante por 4 a 2, ficando com o bicampeonato.
* Descenso e acesso definidos
O acesso e o rebaixamento da Liga foram também definidos. Saíram da Divisão de Honra UCAM Murcia, Ciudad de Alcorcón e CD Campillos (este, por desistência). Em seus lugares, formando a lista de 16 clubes, subiram Rubí, Majadahonda e Universidad de Alicante - vencedores dos play-offs da Divisão de Prata.
Vejam vídeo com 14 dos 41 gols de Dany na Liga Espanhola 2010/11 em:
http://www.youtube.com/watch?v=6THGIEYr6VI
Nenhum comentário:
Postar um comentário