Texto: Ricardo Silva
Fotos: Inma Baena
Começaram as emoções de uma nova temporada na Liga Espanhola de futsal feminino. E, na elite, a chamada Divisão de Honra, a brasileira Dany já iniciou a jornada 2011/12 atuando bem pelo Cajasur Deportivo Córdoba.
No último sábado (10), jogando em casa, a Fera marcou um gol contra o Soto del Real na goleada por 8 a 0, fora uma assistência e a participação em outros dois tentos. Além disso, recebeu o troféu Pichichi como artilheira da Liga 2010/11, com 41 gols - ao lado de Amparo do campeão Ponte Ourense.
Esta é a primeira vez que uma brazuca obtém tal feito nas quadras espanholas. O troféu homenageia Rafael Moreno Aranzadi, apelidado de Pichichi, ex-atacante do Athletic de Bilbao no futebol da década de 1910 e 20, sendo tradicionalmente conferido aos artilheiros da La Liga de campo - estendendo sua abrangência para o futsal. A honraria foi entregue para a atleta antes do apito inicial contra o Soto.
Após a rodada inicial, a equipe cordobesa já terá seu primeiro páreo díficil: enfrentará ao Ponte Ourense, fora de casa, no próximo sábado (17). O Ponte não foi só campeão da Liga: venceu também a Supercopa da Espanha, marcando 4 a 1 no Móstoles, campeão da Copa. Entretanto, mediante contratações e renovações, a expectativa do Cajasur é superar a campanha do ano passado (quinto lugar).
Assim como na temporada passada, a Liga conta com 16 clubes em sua Divisão de Honra. As equipes se enfrentam em turno e returno, sagrando-se campeã aquela que fizer mais pontos. As oito primeiras disputarão a Copa da Espanha de 2012. As três últimas caem para a Divisão de Prata.
* Mandando no jogo o tempo todo, Córdoba venceu tranquilo
As cajistas fizeram bonito diante de seu público no Palácio dos Esportes de Vistalegre. Começaram dominando o jogo, diante de um Soto que marcava meia-quadra, tentando surpreender em contra-ataques. Aos três minutos, a contratada Amelia abriu o placar de cabeça, após jogada de lateral. Aos oito jogados Noe, jovem destaque da temporada anterior, fez o segundo em jogada de escanteio, arrematando no centro da área.
Não tardou para vir o primeiro gol de Dany na temporada. Com 15, a brasileira fez jogada com Laura Bestué e fuzilou Helen sem chances, para delírio da torcida - que, em terras andaluzas, a apelidou de 'La Máquina'.
Como todos sabem, Dany não só faz gols, trabalhando para a equipe. Dois minutos mais tarde, ela roubou a saída de bola do Soto; Amelia aproveitou e deu passe para Isa, na segunda trave, ampliar a vantagem. O placar foi fechado na primeira etapa por 5 a 0 com nova participação de Dany. Ela deu passe para Amelia mandar para as redes, fazendo seu segundo gol.
No segundo tempo, a equipe de David Díaz administrou o jogo. Aos 11, em contra-ataque, Isa carregou na ala e serviu Laura Besuté no meio para fazer mais um. Faltando três minutos, outra contratação da equipe, Beita, tentou dar passe para Dany na segunda trave; a defesa cortou, mas a própria Beita bateu firme para também marcar gol na estreia. No segundos finais, Fátima fechou a contagem em 8 a 0 com uma bomba na entrada da área.
Além da goleada, uma boa atuação de nossa Dany, comemorarando a renovação de contrato por dois anos. A outra brasileira do time - a arqueira Catiele - também renovou por tempo igual. A goleira não atuou pois sofreu lesão nos músculos ísquiotibiais da perna direita durante os treinamentos para a estreia.
* Três jogos preparatórios antes da estreia - e hat trick de Dany no último
Antes de começar a Liga, o Córdoba fez três jogos preparatórios. Estes começaram em 20 de agosto, com goleada contra o Martos FS por 14 a 0, ganhando o Troféu Cidade de Doña Mencia. No dia 27, contando com a Fera Dany, disputou o Torneio de Benameji, na cidade de mesmo nome, saindo campeão após duas goleadas: 5 a 0 na semifinal contra o Villa de Benameji e 9 a 1 na final contra o San Juan Federópticos.
No dia 03, a última partida amistosa, na qual aproveitou para apresentar seu plantel 2011/12 diante de sua torcida. O adversário foi o Puertollano. Também foram apresentadas as novas categorias de base do clube cajista, mostrando que busca garantir gerações futuras na modalidade.
A partida terminou com vitória do Deportivo por 19 a 1. Dany contribuiu na goleada com três tentos. O primeiro foi logo aos 20 segundos, desviando cruzamento. O segundo veio num rebote. E o terceiro, finalizando na segunda trave. Participou também de mais três gols e foi a artilheira do jogo.
Mais informações em:
www.deportivocordobafs.es
Nenhum comentário:
Postar um comentário